terça-feira, 23 de agosto de 2011

A CIDADE DE LAGOS – NIGÉRIA – ÁFRICA

                                A CIDADE DE LAGOS – NIGÉRIA –  ÁFRICA



                        http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl
Lagos é uma cidade localizada no sudoeste da Nigéria, na costa do Atlântico, no Golfo da Guiné. É a maior cidade do país, com 7.937.932 de habitantes (censo de 2006), e a segunda maior cidade africana logo depois de Cairo, capital do Egito. É também o principal centro financeiro, econômico e mercantil do país. Foi capital da Nigéria até 1991, quando foi substituída por Abuja. Foi também capital do estado de Lagos até 1975, quando foi substituída por Ikeja. É um porto no Golfo da Guiné. A cidade é constituída por uma parte continental e uma série de ilhas ao redor da lagoa de Lagos.
Lagos não é um município e nem possui uma administração que abranja toda a cidade. Na realidade, a cidade de Lagos é uma grande conurbação que abrange áreas de 16 LGAs (Áreas de Governo Local), cada uma com sua própria administração, equivalente a um município. A área total destas 16 LGAs somadas é de 999,6 km² e é conhecida como "Lagos Metropolitana". A Lagos Metropolitana está totalmente inserida dentro do estado de Lagos e abrange 16 dos seus 20 LGAs.
                                                        http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl
O atual estado de Lagos possui um maior percentual de Awori, que migraram para a área a partir de Isheri às margens do rio Ogun. Ao longo da história, Lagos foi o lar de diversos grupos étnicos em conflito que se instalaram na área. Na época dos primeiros assentamentos, Lagos enfrentou períodos de domínio do Império do Benim.
De 1404 a 1889, Lagos serviu como um grande centro de comércio de escravos, controlado por reis Yorubás chamados Obas de Lagos.
Em 1841, o Oba Akitoye assumiu o trono de Lagos e tentou proibir o comércio de escravos. Comerciantes de Lagos, mais notavelmente Madame Tinubu, resistiram à proibição, depuseram o rei e instalou em seu lugar o irmão de Tinubu, Oba Kosoko. Apesar de exilado, Oba Akitoye reuniu-se com os britânicos, que haviam proibido o tráfico de escravos em 1807, e conseguiu apoio destes para recuperar o seu trono. Em 1851, ele foi reinstalado como Oba de Lagos.
Lagos foi formalmente anexada como uma colônia britânica em 1861. Isto teve duplo efeito: o esmagamento do comércio de escravos e o estabelecimento do controle britânico sobre a palma e outros comércios.
Em 1874, Lagos passou a integrar a colônia da Costa do Ouro (atual Gana).
Em 1906, foi incluída no território do protetorado Sul da Nigéria. Em 1914, quando a colônia e protetorado da Nigéria foram criados, com a unificação dos protetorados do norte e do sul, Lagos foi declarada a sua capital. Em 1954, a cidade foi declarada território federal.Em 1960, Lagos continuou a ser a capital quando a Nigéria conquistou sua independência.
Lagos experimentou um rápido crescimento ao longo das décadas de 1960 e 1970 como resultado do rápido crescimento econômico da Nigéria ocorrido antes da guerra civil nigeriana, também chamada Guerra do Biafra. Lagos foi capital do estado de Lagos até 1975, quando foi substituída por Ikeja. Lagos foi a capital da Nigéria de 1914 a 1991, sendo destituída deste título quando o Território da Capital Federal foi estabelecido na cidade de Abuja, construída para este fim. No entanto, a maioria das funções de governo (principalmente o chefe de Estado) permaneceu em Lagos por um tempo uma vez que Abuja ainda estava em construção. Em 14 de novembro de 1991, o Gabinete da Presidência e de outros ministérios do governo federal foram finalmente transferido para a nova capital, Abuja.
 Em 2002, uma detonação acidental de explosivos militares causou a morte de mais de 1.100 pessoas.

Administração:
Em termos de administração, Lagos não é um município e, portanto, não possui nenhuma administração municipal que abranja toda a cidade.  O município de Lagos, que abrangia a ilha de Lagos, ilha de Ikoyi e ilha Victoria, bem como alguns territórios do continente, eram administrados pelo Conselho da Cidade de Lagos (Lagos City Council - LCC), mas foi dissolvido em 1976 e dividido em várias Áreas de Governo Local (Local Government Areas - LGAs, equivalente a municípios), mais notadamente nos LGAs da Ilha de Lagos, Lagos Continental e Eti-Osa. A parte continental, além dos territórios, na administração do Município de Lagos, compreendia diversas cidades e povoados distintos, tais como Mushin, Ikeja e Agege.
Na onda do boom do petróleo da década de 1970, na Nigéria, Lagos, vivenciou uma explosão demográfica, crescimento econômico desenfreado e enorme migração rural.
Isso fez com que as cidades periféricas e povoadas se desenvolvessem rapidamente, formando assim a grande metrópole de hoje (Lagos Metropolitana).

 

A história de Lagos é ainda evidenciada no layout das LGAs que mostram a identidade única das culturas que as criaram.
Hoje, a palavra "Lagos" na maioria das vezes se refere à área urbana e a local de agua e mananciais, chamada "Lagos Metropolitana", que inclui as ilhas do antigo município de Lagos e as periferias do continente.
Todos estes territórios são parte do Estado de Lagos, que atualmente compreende 20 LGAs.
O estado de Lagos é responsável por diversos serviços públicos, incluindo estradas e transportes, energia, água, saúde e educação.
A Lagos Metropolitana (uma divisão estatística e não uma unidade administrativa) se estende por 16 dos 20 LGAs do estado de Lagos, contém 88% da população do Estado e inclui também áreas semi-rurais.

Geografia:


A cidade de Lagos está localizada no sudoeste da Nigéria, na costa do Atlântico, Golfo da Guiné, Enseada de Benin, a oeste do delta do rio Níger, latitude 6° 27′ 11″ N e longitude 3° 23′ 45″ E.
Neste trecho de alta pluviosidade da costa oeste africana, os rios que correm para o mar formam lagoas pantanosas, como a Lagoa de Lagos, localizada por trás de grandes barreiras de areia da costa.
Alguns rios, como o Badagry, correm paralelo à costa por alguma distância antes de encontrar uma saída para o mar através das barreiras de areia. As duas principais ilhas urbanas de Lagos, localizadas na Lagoa de Lagos, são a ilha de Lagos e a ilha Victoria.
Essas ilhas são separadas do continente pelo canal principal que drena a lagoa para o oceano Atlântico e forma o porto de Lagos.
As ilhas são separadas entre si por riachos de tamanhos variados e estão  ligadas a ilha de Lagos por pontes. Pequenas partes de alguns riachos têm sido preenchidas de areia para construção.
Lagos é limitada ao sul pelo Oceano Atlântico (Enseada do Benim); A leste pela Lagoa de Lagos;
A sudoeste pelo riacho Badagry. O oeste e noroeste da cidade limita-se com terras agrícolas ,de Ado Odo/Ota, estado de Ogun e o norte da cidade com as planície inundadas do rio Ogum.


Parte continental de Lagos:
A maioria da população e das indústrias está localizada na parte continental de Lagos.
Lagos é conhecida pela sua música e vida noturna que costumava estar concentrada nas áreas em torno de Yaba e Surulere, porém, nos últimos anos, as casas noturnas têm surgido principalmente na ilha Victoria, fazendo desta a principal atração noturna da cidade. As principais localidades da parte continental de Lagos incluem Ebute-Meta, Surulere, Yaba (local da Universidade de Lagos) e Ikeja, local do Aeroporto Internacional Murtala Muhammed e capital do estado de Lagos.

Ilha de Lagos:
Ponte Third Mainland, liga a ilha de Lagos a subúrbios do continente.
A ilha de Lagos contém o Distrito Central de Negócios (Lagos Central Business District - com grandes edifícios ao longo da marina), muitos mercados atacadistas (como o Mercado Balogun), o Museu Nacional, a Mesquita Central de Lagos, o Glover Memorial Hall, a Catedral de Cristo (CMS) e o Palácio de Oba. Embora antigamente em condições de abandono, a Praça Tinubu (Tinubu Square) é um local de importância histórica, foi aqui que ocorreu, em 1914, a cerimônia (Amalgamation ceremony) que unificou o norte e o sul do protetorado para formar a Nigéria. Esta unificação conferiu a Nigéria sua atual área e forma.
Três grandes pontes ligam a ilha de Lagos ao continente: Ponte Eko (Eko Bridge) e Ponte Carter (Carter Bridge ) que partem da ilha de Ido, e a Ponte Third Mainland (Third Mainland Bridge) que atravessa subúrbios densamente povoados do continente através da Lagoa de Lagos.

Ilha de Ikoyi:
"Golden Plaza" em Ikoyi. À esquerda a Ponte Falomo que liga Ikoyi a Ilha Victoria
A ilha de Ikoyi situa-se na metade oriental da ilha de Lagos, estão unida uma a outra por um aterro. A ilha está também ligada à Ilha Victoria por uma ponte de uma estrada principal que passa sobre o riacho Five Cowrie.
Ikoyi abrigou a sede do governo federal da Nigéria e de outros edifícios do governo, incluindo o complexo do secretariado federal - que hoje está abandonado. A ilha possui quartéis militar e policial, uma prisão de segurança máxima e o Supremo Tribunal Federal (Federal High Court).
Ikoyi possui também vários hotéis, casas noturnas, um parque de recreio e um dos maiores campos de golfe da África.
Originalmente um bairro de classe média, nos últimos anos, tornou-se um moderno enclave residencial para a classe média alta e classe alta.
Há também atividades comerciais em Ikoyi, identificadas por um número crescente de escritórios, bancos e centros comerciais. O núcleo comercial da ilha está concentrado principalmente na parte sudoeste.


Ilha Victoria e península Lekki:
A ilha Victoria (VI - Victoria Island) e a península Lekki estão situadas ao sul da ilha de Lagos. A ilha e a península foram unidas entre si por um aterro. Elas possuem alguns dos imóveis mais caros da África e, por essa razão, muitos condomínios de luxo e apartamentos estão florescendo em toda parte. Junto com a ilha de Ikoyi, a ilha Victoria ocupa uma grande área nos arredores de Lagos, e ostenta várias zonas comerciais de tamanho considerável (incluindo o maior shopping e cinema da Nigéria) e de várias praias modernas.


Ilha Victoria:
A ilha Victoria (VI - Victoria Island) e a península Lekki estão situadas ao sul da ilha de Lagos. A ilha e a península foram unidas entre si por um aterro. Elas possuem alguns dos imóveis mais caros da África e, por essa razão, muitos condomínios de luxo e apartamentos estão florescendo em toda parte. Junto com a ilha de Ikoyi, a ilha Victoria ocupa uma grande área nos arredores de Lagos, e ostenta várias zonas comerciais de tamanho considerável (incluindo o maior shopping e cinema da Nigéria) e de várias praias modernas.
Ilha de Iddo:
Do outro lado do canal principal da Lagoa de Lagos, partindo da ilha de Lagos, uma ilha menor chamada Iddo, situa-se próximo ao continente, atualmente ligada a este como uma península.

Clima:
Lagos tem um clima tropical de savana (classificação climática de Köppen), semelhante ao restante do sul da Nigéria. A estação chuvosa ocorre de abril a outubro, com as chuvas mais fortes caindo de maio a julho, período que a precipitação mensal ultrapassa os 200 mm.
 A estação seca ocorre de novembro a março, sendo dezembro e janeiro os meses mais secos, com precipitação mensal abaixo dos 30 mm.
A estação seca é acompanhada por ventos Harmattan, do deserto do Saara, que entre dezembro e início de fevereiro podem ser bastante fortes.
A temperatura média em janeiro é de 27 °C e em julho é de 25 °C. Na média, o mês mais quente é março, com temperatura média de 29°C, enquanto julho e agosto são os meses mais frios.




Focaremos nosso trabalho na Cidade Metropolitana de Lagos, baseando em dados do livro: MUTATIONS- REM KOOLHAAS. “PROJECT ON THE CITY”

















Nenhum comentário:

Postar um comentário