quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RELATÓRIOS

GRUPO  1- MOBILIDADE URBANA                         
DATA 06/09

a)    Apesar de extenso o grupo conseguiu apresentar de forma clara e objetiva os temas que lhe foram propostos, desde a contextualização, passando pela análise das cidades até chegar às alternativas eficazes para melhorar os problemas citados e discutidos.
b)    O grupo foi seguindo uma cronologia. Primeiro fizeram uma contextualização, onde começaram a explicar os principais pontos da mobilidade urbana como, por exemplo, a ligação entre Capitalismo, Planejamento Urbano e Valores de consumo além de pontuarem a questão da saúde que está hoje diretamente ligada ao transporte. Souberam também comparar a história Urbana de Belo Horizonte e Nova Iorque pontuando os principais aspectos de cada uma.
Após a analise da historia urbana o grupo comparou o metrô, as ciclovias e os ônibus das cidades de Belo Horizonte e Nova Iorque citando as principais semelhanças e diferenças entre estes transportes, como por exemplo, a quantidade de passageiros e a extensão que tais transportes comportam em relação às cidades que estão situados. Compararam também o tráfego destas cidades onde podemos perceber que ambas já possuem grandes quantidades de carros, causando assim grandes congestionamentos.
Para finalizar o grupo citou algumas alternativas, alguns exemplos de outras cidades que possam servir de exemplo tanto para Belo Horizonte quanto para Nova Iorque como, por exemplo, a Cidade do México que investiu pesado no transporte coletivo fazendo do carro um meio de transporte opcional. Além disso, a cidade possui um planejamento Urbano eficaz (antes de instalar um grande empreendimento é feito uma análise para saber se aquela região irá suportar tal demanda).
c)    Metrô Belo Horizonte  - Metrô Nova Iorque
Ao comparar o metrô de Belo Horizonte com o metrô de Nova Iorque podemos perceber que mesmo não sendo do tamanho da cidade de Nova Iorque, e mesmo com propostas de melhoria o metrô de Belo Horizonte esta muito atrasado em relação a este tipo de transporte contando com apenas uma Linha com 28,1km dividida em 19 estações. Já o metro de Nova Iorque conta com mais de 350 km de extensão divididas em várias linhas que funcionam 24 horas por dia. Essas linhas funcionam de forma mais ou menos independentes que eventualmente  se conectam fazendo com que seus passageiros não tenham que dar voltas para chegar ao seu destino.
Podemos concluir, portanto que se o metrô de Belo Horizonte tomasse como base o metrô de Nova Iorque ele poderia estar abrangendo diversos pontos da cidade e talvez ainda diminuindo a quantidade de carros nas ruas devido ao fato da população ver que a cidade possui um transporte publico bom e eficiente, que o leva a diversos pontos da cidade, sem a necessidade de dar tantas voltas.

Mapa metrô BH – linha atual  - vermelha        

Mapa metrô Nova Iorque














Alternativas eficazes
            Um dos tópicos mais importantes apresentados pelo grupo foi às alternativas para que tais problemas no transporte fossem sanados. O primeiro exemplo foi da Cidade do México onde foi investido pesado no transporte publico tornando o carro particular apenas uma opção. Além disso, a Cidade do México passou a ter um expressivo planejamento urbano, através das leis de ocupação do solo. De acordo com as leis, antes das construções de grandes empreendimentos a área a ser ocupada é estudada a fim de saber se será ou não capaz de suportar a demanda de carros/trafego causada pelo novo empreendimento. Outro importante exemplo citado foi da cidade de Copenhague que inseriu vagões para ciclistas no metrô para que cada indivíduo se locomova de forma dinâmica.
           Estes exemplos assim como os outros citados podem servir de exemplo para Belo Horizonte. Como já dito na situação acima com uma maior eficiência do transporte publico na cidade o numero de carros na cidade iria diminuir fazendo com que os congestionamentos diminuíssem. Além disso, com a instalação de vagões para ciclistas varias pessoas adeptas desse tipo de transporte seriam beneficiadas já que atualmente no metrô de Belo Horizonte a restrições quanto ao horário de embarque e a quantidade de bicicletas por vagões. 

Cidade do México  

Vagão para ciclistas no Metrô de Copenhague

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário