quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRUPO  10 - DESAPROPIAÇÃO                                                               
DATA 01/11

O grupo em questão abordou em princípio no blog o tema Governança Metropolitana Vetor Norte e Vetor Sul de Belo Horizonte abordando o contexto histórico e o desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte e a formação dos vetores Norte e Sul da RMBH em comparativa com a cidade Rotterdam, na Holanda.
            Verificando-se as diferenças de planejamento e propostas de governo entre as duas cidade, como a questão da mobilidade urbana, enquanto a cidade européia investi em meios de  transportes coletivos integrando toda a região, Belo Horizonte prioriza o transporte individual.
            Mas no dia 11 de novembro por modificação do tema foi apresentado a turma o contexto atual da desapropriação urbana que o Aglomerado Santa Lúcia se encontra. A  análise do grupo consta o projeto idealizado pela Urbel que busca a restruturação do Aglomerado, através da implantação do programa Vila Viva com suas moradias e também adequação na infraestrutura.
            O Aglomerado Santa Lúcia é composto por três comunidades Vila Estrela, Barragem Santa Lúcia e Vila Santa Rita de Cássia, estando localizado no vetor sul de Belo Horizonte, no qual, passa por momento de alta expeculação imobiliária.
            Conclui-se que o este projeto não passa de um jogo de interesses da rede privada e política, aonde os menos favorecidos serão os moradores do aglomerado, o projeto torna-se apenas markenting.
            As imagens abaixo demonstram o nível de descaso que a prefeitura trata os moradores do aglomerado, a escada representada pela foto foi construída com recursos da Urbel, no qual, já encontra-se em péssimo estado. Assim que os governantes tratam as pessoas com menos recursos de modo irônico e falsas ideologias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário