quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRUPO  6- RECONVERSÃO URBANA     
ALEGORIA DO PATRIMONIO                                    
 DATA  26/10
Apresentação do grupo 6 no dia 26 de novembro desenvolveu o tema sobre Reconversão  Urbana. As cidades estudadas foram Florença na Itália e Congonhas em Minas Gerais.
            O tema expressa as mudanças que ocorrem na sociedade e no espaço, e as novas estruturas urbanas que surgem com adaptações  a um novo uso  de acordo com as necessidades dessa sociedade.
            Discutiram sobre o Patrimônio histórico da cidade como memória, identidade, história e conservação. A revolução industrial, a 2ª Guerra Mundial causou grandes processos de transformação na sociedade na maneira de pensar, de agir, de construir, de modificar a paisagem da cidade.
Na correlação entre as duas cidades, percebe-se que em Florença e Congonhas a morfologia do espaço sofreu alterações significativas ao longo dos anos. Em Florença como em Congonhas há uma vasta herança cultural, artística, mas também novos usos do espaço e das edificações configuram como atrativo turístico. Em Congonhas a explorada pelo minério de ferro convive com crescimento industrial e a falta de planejamento futuro para as jazidas após o término da exploração.
Esse aspecto da transformação e novo uso do espaço estão relacionados ao processo econômico, produtivo que influencia na maneira de pensar da população.
A preservação da memória e identidade da cidade através da valorização do Patrimônio Histórico é apresentada pelo Estatuto da Cidade como função social do patrimônio histórico e cultural. Implica em intervenções arquitetônicas e urbanísticas como também na qualidade de vida da comunidade local e não em transformar a cidade em  cenário turísticos.
Para os especialistas da área de preservação do Patrimônio Cultural a dificuldade está em se encontrar o ponto de equilíbrio entre os interesses econômicos em jogo e os critérios de preservação adotados, evitando-se, assim, a construção meramente cenográfica de uma “nova imagem urbana” em detrimento dos valores culturais de rememoração inerentes aos conjuntos históricos edificados (CHOAY, 2001.).
Congonhas – Mg   

 
            Florença –Itália – Ponte Vecchio




Nenhum comentário:

Postar um comentário